O que faz um consultor tributário? As responsabilidades comuns de um consultor tributário ao trabalhar com clientes incluem:

Reunir-se com clientes e discutir seus detalhes financeiros e rendimentos tributáveis;

Identificar possíveis deduções às quais um cliente pode ter direito;

assessoria e consultoria tributaria

Preparar as declarações fiscais dos clientes e oferecer a menor obrigação possível para o cliente;

Ajudar com considerações fiscais complexas, como aluguel de imóveis e ganhos de capital;

Minimizar a responsabilidade fiscal na aposentadoria ou planejar eventos com antecedência;

Aconselhamento sobre acontecimentos importantes da vida e suas implicações fiscais, como herança, casamento ou divórcio e nascimento de filhos;

Fazer sugestões aos clientes para melhorar a declaração de impostos ou simplificar o processo, como fazer pagamentos estimados ao longo do ano.

A maioria dos consultores tributários possui, no mínimo, um diploma de bacharel em contabilidade, finanças ou áreas afins. Para começar a preparar declarações fiscais, um consultor também deve se registrar no IRS para obter um número de identificação fiscal do preparador, ou PTIN. Os consultores tributários que trabalham como CPAs ou agentes inscritos também devem obter as licenças apropriadas, seja uma licença CPA ou EA. Essas licenças adicionais exigem uma educação mais longa, que pode proporcionar conhecimento e experiência mais amplos em direito tributário. Se quiser oferecer ainda mais experiência, você pode aprimorar seus estudos em direito tributário e se tornar um advogado tributário .